Gonçalves. O ar bucólico da cidade mineira conhecida como “Pérola da Mantiqueira”

A beleza da paisagem mineira

Altitudes elevadas, ar puro, montanhas cobertas de verde e, no meio de todos esses elementos, localizada no sul de Minas Gerais e quase na divisa com São Paulo, está a cidade de Gonçalves. Considerada a Pérola da Mantiqueira, a cidade vem ficando cada vez mais conhecida por sua beleza, além de oferecer ótimas opções para quem procura por turismo de aventura ou apenas por um bom lugar para descansar.

Gonçalves está situada no topo da Serra da Mantiqueira, a 1350m de altitude. Com pouco mais de quatro mil habitantes, a cidade encanta pela simplicidade e hospitalidade de seus moradores. Além disso, não poderia faltar em uma cidade mineira as delícias da culinária regional. São diversas as opções de restaurantes que servem, entre outras delícias, o tutu de feijão, o frango caipira, o leitão à pururuca, o queijo fresco produzido na região, juntamente com os doces típicos, como doce de abóbora e as compotas de frutas.

Araucárias, típicas na região, e Pedra do Forno

Para quem está no centro de Gonçalves, vale a pena conhecer desde a loja que vende geleias e antepastos exóticos (Senhora das Especiarias) até a chocolateria (Chocolótus) onde os turistas podem se deliciar com variedades de bombons, trufas e bolos.  Também não poderia faltar o pão de queijo, iguaria típica de Minas, e a truta defumada, uma vez que esta espécie de peixe é tradicional na região, atraindo inclusive os amantes da pesca, que podem, quando mais experientes, pescar no Rio Capivari ou nas diversas “trutarias”, pesqueiros em que é possível pescar ou apenas saborear o peixe.

São muitas as opções de pousadas na região, algumas mais próximas do centro, outras um pouco mais distantes, em verdadeiros refúgios em meio à Mantiqueira. Elas estão próximas de atrações naturais, como mirantes, montanhas e cachoeiras, que encantam cada vez mais turistas em busca de aventura, como escalada, rappel, boia-cross e passeios de jeep com muita adrenalina pelas estradas que levam ao topo de montanhas, como as que formam a Serra da Balança, de onde se avistam lindas paisagens e onde se pode praticar tais esportes radicais, com segurança e acompanhamento de guias especializados.

Ao pé da Pedra Chanfrada

Para conhecer melhor a região e se surpreender com sua paisagem, conheça a Pedra Bonita, com 2120 m de altitude, sendo a mais alta da região. Para chegar ao seu topo é necessária a presença de guias turísticos para a realização de uma trilha que dura, em média, 7 horas, em meio à mata fechada; mas o resultado final é compensador, do alto pode-se avistar o Vale do Paraíba e parte do sul de Minas. Já a Pedra do Forno e a Pedra Chanfrada, localizadas no bairro de Terra Fria, a cerca de 10km do centro de Gonçalves, têm respectivamente 1970 m e 1771 m de altitude e são ótimas opções para se ter uma vista completa da região, com acessos por meio de trilhas consideradas fáceis, em meio às araucárias e a bela paisagens.

A grandiosa Cachoeira do Cruzeiro

Mas além das montanhas e pedras da região, não deixe de visitar as belas cachoeiras de Gonçalves, como a Cachoeira do Cruzeiro, com uma linda queda d’água de aproximadamente 7 metros, muito visitada por turistas. Seu acesso pode ser feito pela estrada que liga Gonçalves a Costas, antes da bifurcação com a região de Sertão do Cantagalo, ou então a partir de uma trilha leve, com acesso pela estrada de São Sebastião das Três Orelhas. Através dessa mesma trilha é possível conhecer também a Cachoeira das Sete Quedas, que, como o nome já diz, encanta por suas sucessivas quedas, e a Cachoeira do Retiro, onde se formam belas piscinas naturais.

Cachoeira do Retiro e suas piscinas naturais

Esses são apenas alguns exemplos das belas paisagens naturais que podem ser encontradas em Gonçalves, região de floresta nativa, ar puro em meio às típicas araucárias e hortênsias, onde ainda podemos encontrar edificações históricas, como a casa de pau a pique, com mais de 150 anos, sendo uma das mais antigas da região – localizada em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, em direção ao Bairro dos Venâncios.

A feira de produtos orgânicos que atrai moradores e turistas

Com crescente potencial turístico, Gonçalves se destaca por seu clima, tipicamente subtropical de altitude, com temperaturas baixas no inverno que atraem os turistas que querem curtir o frio em uma cidade tranquila, sendo apontada como alternativa a Campos do Jordão. Outros destaques são as lojas de artesanato, com belos exemplos de trabalhos manuais, e a feira de alimentos orgânicos, que acontece todos os sábados das 8 às 13h, próximo ao centro da cidade, na estrada que liga Gonçalves a São Sebastião. A empresa Orgânicos da Mantiqueira, com sede em Gonçalves, produz alimentos sem agrotóxico que podem ser adquiridos fresquinhos na região e que também abastecem mercados de cidade próximas e municípios da capital e da Grande São Paulo.

Estando na região, aproveite para dar um pulinho em cidade próximas como São Bento do Sapucaí, Monte Verde, Paraisópolis, Itajubá, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. Para descansar, se deliciar com a culinária local, aproveitar a natureza, passar agradáveis momentos com a família ou a dois, conheça Gonçalves!

# Como chegar a Gonçalves

www.visitegoncalves.com.br/como_ir_para_goncalves_distancia.html

# Mais de Gonçalves

www.goncalves.mg.gov.br

www.visitegoncalves.com.br

www.goncalvestur.com.br

# Mais Orgânicos

www.organicosdamantiqueira.com.br

 

Centro de Gonaçalves e a Igreja Matriz (Créditos: viagem.uol)

Paisagem que parece pintura em Gonçalves

A Pedra do Forno, mesmo encoberta mostra sua beleza

As estradas de terra não prejudicam os passeios por Gonçalves

A cachoeira do Cruzeiro como atração ainda mais procurada em dias de calor

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s