2º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves

As delícias do sul mineiro em evento que pode ser conferido até este fim de semana.

Créditos: Gonçalves Turismo (Facebook)

No último post o Guia de Viajante mostrou as belezas da cidade de Gonçalves, localizada no sul de Minas Gerais. E para quem já ficou com vontade de conhecê-la, mais um motivo para colocar o pé na estrada é o 2º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves, que acontece até domingo, dia 28 de outubro. Este fim de semana é o último do evento que começou no dia 19 e que vem deixando a todos com água na boca.

Com o slogan “A comida da vovó, simples e simplesmente irrecusável”, o festival recebe cada vez mais turistas e amantes da boa culinária regional, que podem saborear pratos escolhidos pelos principais restaurantes e produtores da região, que são vendidos a R$10,00 cada. Tutu de feijão, broa assada, costelinha de porco defumada e caseira, angu com carne de vaca, viradinho de banana, carne recheada, pernil, risoto de baião de dois, além de queijos, pinhão, geleias exóticas, biscoitos, produtos orgânicos e drinks, são alguns dos exemplos do que poderá ser encontrado no festival. (Confira o cardápio completo mais abaixo).

As delícias mineiras. (Créditos: goncalves.mg.gov.br)

Mas além de boa comida, quem estiver no festival poderá conferir workshops e oficinas, para aprender mais sobre queijos, coquetéis, vinhos e doces. Mas corra porque as vagas são limitadas. Além disso, no festival também haverá apresentações culturais, e todas as atrações são em um mesmo lugar, na Praça de Sabores e Saberes dentro do Clube Recreativo, localizado no centro de Gonçalves.

O Clube Recreativo, um dos locais onde acontecem os saraus de poesia e viola tradicionais na cidade, é palco mais uma vez da cultura regional, destacada também no festival através das apresentações musicais, como o show de viola caipira de Adriano Siqueira. E todos os dias podem ser conferidas duas exposições, de artesanato e de fotos, sendo que esta última é permanente no Clube, com imagens das casas de pau-a-pique do município de Gonçalves, intitulada “João-de-barro ou da Silva faz seu teto: ninguém diz que é arquiteto”.

Aproveite mais esse atrativo e conheça Gonçalves em sua próxima viagem ou passeio. E caso não consiga estar presente

Aperitivos de dar água na boca (goncalves.mg.gov.br)

nos próximos dias, o consolo é que os pratos servidos pelos restaurantes no festival continuarão em seus cardápios de 2 a 25 de novembro deste ano. Confira as delícias servidas por cada restaurante e a programação para os próximos dias, uma boa viagem e bom apetite!

Os pratos especiais de cada restaurante, divulgado no site da prefeitura de Gonçalves:

http://migre.me/blttV

Mais informações no site Goncalvestur

http://migre.me/blwGB

Sábado, dia 27 de outubro

11h – Workshop de Vinhos, com o Sommelier Daniel Fabricio

13h – Palestra e Degustação “Composição Nutricionalda Gastronomia de Raiz na Alimentação do Brasileiro”, com Flávia La Villa, do Centro Universitário Senac, de Campos do Jordão

14h30 – Desfile de Carros de Boi pela cidade

15h – Oficina Bolo de Vovó dos Ovos Quebrados, com Adriana Haddad

16h – Workshop : Festa de Sabores! Degustação & Harmonização de Cervejas Artesanais, com Mariângela Abreu e Eduardo Martinez, Beer Sommelier

18h – Palestra Turismo Rural – Cléa Venina, Coordenadora Estadual da Emater

20h – Show com Adriano Siqueira – Viola Caipira – Pré-Lançamento do CD Irmãos de Cavalgada

Domingo, dia 28 de outubro

8h – Dia de Campo no Sítio Orgânico Três Barras (saída do Clube às 8h, necessário veículo próprio)

9h – Oficina de Queijos, com Patrícia e Marcelo, Queijos da Divisa

11h – Oficina de Cervejas, com Daniel Fabricio, Sommelier

13h – Oficina de Coquetéis, com Gilson Rosa, Professor do Senac, Campos do Jordão

13h – Show com a Lira Infantil N. Senhora das Dores

13h30 – Show com o Grupo Infantil de Flauta da Escola Municipal Antenor Vieira

Para fazer as inscrições e participar das oficinas e workshops, basta se inscrever no Clube recreativo ou pelo telefone (35) 3654-1271.

Deixe um comentário